top of page

Gastronomia

A gastronomia é considerada uma das principais atrações turísticas. É cada vez mais uma fonte de conhecer a cultura de um povo, pois mantém a identidade de uma comunidade.

 

Deve-se compreender também que a gastronomia por si só não é capaz de se tornar um atrativo turístico cultural, ou seja, ela deve acompanhar a genuídade durante a sua preparação, mantendo assim a identidade de um povo. O turista não se desloca  apenas saborear os pratos típicos da região, mas também para ter a possibilidade de conhecer a matéria-prima local e o modo de preparação.

 

A gastronomia luandense é influenciada pela portuguesa e pela moçambicana e é constituída basicamente por pratos elaborados à base de carnes. Outro prato bastante comum são os peixes, que ganham sabor e requinte combinados com ingredientes selecionados. A combinação dos molhos é feita com igredientes comuns e simples, mas que combinados corretamente dão um sabor especial, único e incomparável á gastronomia luandense.

 

Deste modo podemos destacar Helt Araújo, um chefe de cozinha de origem angolana que teve um grande destaque na Academia Internacional de Gastronomia. Um dos seus principais objetivos passa por preservar a culinária tradicional e regional e promovendo-a dentro e fora do país.

Pratos Típicos

Funge

 

O Funge é um acompanhamento muito comum na cozinha angolana e é tradicionalmente servido com molhos como a moamba e o calulu. É feito com farinha de mandioca ou de milho e é mexida até obter a consistência certa.
 

Mufete


Mufete é também um dos pratos mais apreciados em Luanda, e é constituído por peixe grelhado, na maior parte das vezes o carapau, feijão de óleo de palma, mandioca, banana pão, batata-doce e farinha musseque, acompanhado com um molho de cebola picada.

Muamba de Galinha


A muamba é um prato típico muito apreciado pelos turistas. Envolve, para além da galinha, óleo de palma, alho, abóbora e quiabos.

Doçaria Tradicional

 

Cocada

Pé de Moleque

Paracuca

Angola é um país que conta com diversas receitas na doçaria tradicional. Temos como exemplo a “Cocada” que é um doce tradicional feito á base de côco, o “Pé de Moleque” que resulta da mistura de amendoins torrados a uma rapadura previamente derretida, e por fim a “Paracuca” que é um doce que resulta da junção de amendoim e açúcar.

Bebidas Típicas

No setor das bebidas, a bebida alcoólica nacional mais consumida é a Cuca e a sua principal fábrica situa-se em Luanda. A Blue também é uma grande marca de refrigerantes e a mais consumida em Angola. Foi Lançada em 2005 pela empresa Refriango, de Angola e foi distinguida com a Medalha de Ouro no Concurso Internacional de Qualidade (Monde Selection). Estão disponíveis dez sabores: Blue Polpa, Blue Lima, Blue Laranja, Blue Maracujá, Blue Ananás, Blue Tambarino, Blue Côco-Ananás, Blue Tropical de Morango, Blue Maçã e Blue Guaraná.

 

A Kissangua é uma bebida caseira típica de Angola e possui dois sabores: milho e abacaxi. Na sua preparação, coloca-se as cascas de abacaxi em uma tigela grande, cobre-se com água e em seguida cobre-se a panela com um pano e deixa-se repousar por 2 dias. De seguida a bebida é coada para uma jarra e deixa-se no frigorífico até o momento de servir.

bottom of page